Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


QUEM SOMOS

O TremBão, nascido em Belo Horizonte em 16 de abril de 2006, sem identidade, sem nome, sem nenhuma pretensão de crescimento ou propaganda começou a circular timidamente pelas terras altas da Região Metropolitana da Capital das Minas Gerais alçando pouca ousadia embrionária mas com muita disposição, simplicidade e energia. Dois Amigos guardando as lembranças da infância em suas terras natais começaram a pedalar em Mountain Bikes simples, do tipo que se adquire em supermercados e magazines.

Comicamente, devida a falta de experiência e conhecimento sobre o assunto, saíam para pedalar pelas ruas de Belo Horizonte e algumas trilhas e estradões das regiões de Nova Lima e Sabará sem portar um único recurso de manutenção emergencial, e até sem capacete, às vezes. Estranhamente, com ajuda de Deus, ao longo de 18 meses tiveram um único registro de pneu furado. Tinham, apenas, o intuito incorrigível e tenaz que era o de pedalar, pedalar e padalar...

O tempo passou... Observaram, pesquisaram, questionaram, adquiriram experiência e maturidade sobre o assunto. Conheceram lojas especializadas, revistas, marcas, modelos, peças e acessórios para o conforto ergonômico e adequação visual. Ainda, assim,
permaneceram por mais alguns tempo com as tais Mountain Bikes, dessa feita, de forma provisória.

Em maio de 2007, após se ajuntarem a outro biker já conhecido, e esse terceiro, em uma brilhante coincidência, conheceu o quarto biker. O Quarteto, então formado, encontrando-se em plena via pública, resolveu pedalar nas trilhas da conhecida cidade de Honório Bicalho, Minas Gerais.

O tempo passou, urgiu... Já não eram mais os quatro. Já se contavam doze companheiros com a mesma e justificável paixão. Chegaram, se acomodaram e alongaram em números os vagões daquela composição. Tornaram-se companheiros assíduos das pedaladas dominicais sem regozijar do sol escaldante, das chuvas de verão, da serração ou do frio intenso .

No início de junho de 2007, quando formatávamos uma enquete para dar uma denominação ao grupo, vários nomes americanizados apareceram. No discorrer dos embates, já bajulando a preferência por uma titularidade "bem Mineira", alguém gritou: êêêê "TremBão" sô!!!" Esse fato ocorreu em Honório Bicalho, terras altas da região metropolitana de Belo Horizonte.

Um dos bikers ali presente disse em razoável timbre de voz... "pedalar é bom demais, woohoooooo"". Foi, então que alguém gritou em tom unânime e arrasador aquela insígnia bipartida. Assim, com um toque simples, bem ao gosto Mineiro, o TremBão foi carinhosamente batizado.

O TremBão, em metamorfose constante, já é quase um Trem-Bala – ele não pára nunca!!!

Atualmente formado por bikers amadores e experientes, aventureiros e responsáveis de idades e profissões variadas, voluntários das causas humanistas, ecológicas e ambientais, o TremBão consegue unir todos os participantes dentro de um formato solidário e homogêneo a uma paixão inigualável e racional pelo Mountain Bike e seus desafios, paixão pela natureza e seus mistérios, paixão pela vida simples das pessoas comuns, paixão pelas montanhas de Minas.

O TremBão desde a sua fundação, prima por um contingente qualitativo, abolindo, de certa forma, o contingente quantitativo. Une a satisfação de ter uma bicicleta com o prazer de pedalar com segurança e racionalidade. O TremBão atraiu patrocinadores amigos que
confiaram na sua trajetória e na sua disciplina sempre voltada para a harmonia e para o bem comum, preocupações com as questões ecológicas, ambientais, sociais e de segurança pessoal nos deslocamentos urbanos, servindo-se dos participantes como outdoor para suas marcas de forma louvável.

Ao longo do tempo outros vários amigos foram se aproximando perenemente do TremBão, engrossando a longa fileira de vagões, trazendo ainda mais oxigênio aos seus tanques e insuflando mais alegria nos traslados, criando, assim, uma visão mais ampla para o mundo.

Enfim, o TremBão hoje é um grupo de Mountain Bikers sem fins lucrativos que promove, sobretudo, encontros sistemáticos para pedalar por trilhas, estradas, estradões e vias urbanas das cidades de Minas e do Brasil. Promove a interação das famílias que,
conseguintemente forma a Grande Família TremBão participa de eventos e realiza também cicloviagens com a finalidade de tornar prazerosa a relação homem/natureza através do turismo sustentável que proporciona à todos a alegria, a cumplicidade, a aventura e a paz espiritual.

By André
TremBão BH 2017